terça-feira, 7 de julho de 2015

DOS BONS VÍCIOS

De muitos vícios que tenho de um, sinto orgulho:

Eu leio os textos das legislações que sustentam a minha prática profissional. Não só da legislação da educação nacional mas os da saúde, bem estar social, transporte, trabalho, responsabilidade fiscal etc. É necessário ter visão de conjunto para ler as entrelinhas que diversos textos legais possuem. Não é fácil mas é divertido.

Faço isso pois aprendi que a legislação aponta as intenções futuras dos governos, criam terrenos, estabelecem previamente as possibilidades de negócio e negociação. Denunciam os reais interesses ali assegurados.

Também aprendi que para administrar a educação há que se ter intimidade com estes textos legais pois é neles que encontramos os argumentos para os objetivos e planos de gestão. Partindo deles conseguimos alinhar o cotidiano com as propostas mais amplas estabelecidas pelos três níveis de Estado.

E aqui reside a grande cilada: não podemos esquecer de que os textos legais são fruto de disputas de interesses portanto não são isentos de contradições. Mais do que isso, lembremos sempre que a legislação não é a "verdade pura" sobre um tema, não é um texto angelical.

Esconde armadilhas e demonstra caminhos. Há que se saber ler os textos legais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me diga o que anda pensando...