quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

DE COMO DISCIPLINAR (OU NÃO)...

Querida Professora,

Aflita que estás com a disciplina das suas turmas. Pensativa, indagando sobre estratégias, pesquisando métodos, suplicando psicólogos.
Primeiro me diga da sua disciplina.
Ou melhor, o que me diriam seus alunos sobre sua firmeza em cumprir os acordos feitos? Sim, isto é disciplina.
O que eu observaria ao analisar seus planejamentos e suas realizações? Sim, isto é disciplina.
O que eu ficaria sabendo de você se perguntasse sobre sua observância das regras da escola e das orientações da coordenação/direção? Sim, isto é disciplina.
Mas dando a dica pedagógica do dia, li em algum lugar que as atuais gerações não se relacionam com as antigas através do respeito advindo da diferença de idade. Que eles precisam (re)conhecer motivos para a obediência e estes motivos vem da admiração pelo outro, status social que o outro ocupa, significados do que o outro faz... enfim eles precisam reconhecer no outro motivos de admiração que levam a obediência - independente da idade deste outro.
Vale pensar um tanto sobre isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me diga o que anda pensando...