segunda-feira, 18 de março de 2013

COMO SE APRENDE A DAR AULA...2

CONSIDERAÇÕES BÁSICAS:

Nem tanto ao céu nem tanto a terra. Tenho minhas críticas a antiga formação para o magistério, uma delas a idade em que se iniciava a formação. Eu, por exemplo, comecei o 1º ano do magistério com  14 anos de idade e sei que não era a melhor idade para se definir uma profissão.

Mas estas questões a parte, o que se aprendia no magistério, a proposta curricular deste curso era muito boa. Até por que era obrigatória a vivência dos estágios e o que não nos era bem apresentado ganhava sentido e significado na observação das professoras com suas turmas.

Primeiro os estágios de observação, em que ficávamos sentadas nos fundos de sala, imóveis para não atrapalharmos e atentas ao que a professora fazia já que tínhamos um roteiro de observação e registro.

Este roteiro nos ajudava a olhar para a aula e identificar nas ações da professora os conceitos discutidos nas nossas aulas: planejamento, sondagem de aluno, escolha de estratégicas didáticas, organização do assunto, uso de material de apoio, clareza nas explicações etc.

Após os estágios de observação nos era permitido passar aos estágios de prática, onde ficávamos responsáveis por pequenas ações de acompanhamento de aluno, explicação de tópicos, condução de atividades de lazer, apresentação de teatro e organização dos alunos para festas escolares.

E então, por último, o temido estágio de docência que tínhamos que realizar conseguindo autorização de professoras de outras escolas (ah sim! a escola onde cursei o magistério tinha salas de ensino fundamental e nossos primeiros estágios eram feitos ali).

Toda esta vivência me permitiu aprender a conduzir uma sala de aula, organizar propostas didáticas e calibrar as atividades de avaliação. Sem esta formação não teria ferramentas para o exercício profissional.

Pergunto: qual formação atualmente, garante a aquisição prática das habilidades para a carreira docente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me diga o que anda pensando...