sábado, 16 de março de 2013

O QUE ENSINAR NOS DIAS DE HOJE...

Estes dias passei em frente da escola onde estudei da 5ª até a 8ª série. Vi meninos e meninas, de mochila, uns entrando e outros livres da escola.

Fiquei pensando o que teriam aprendido naquele dia. Gregos e Troianos, tipos de solo do Brasil, classificação das plantas...

Lembrei das tardes calorentas que passei dentro daquela escola e da modorra que me tomava o corpo em determinadas aulas, vontade de sumir, desinteresse total até que eu arrumasse algo pra distrair. Nem que fosse uma briga com a professora.

Tem quanto tempo que ensinamos as mesmas coisas na escola? Será possível, realmente possível, que uma menina de doze anos de idade dos dias de hoje tenha as mesmas necessidades que eu, a mil anos atrás?? Será que nada, nada, nada mudou neste mundo a ponto de não precisarmos mudar algumas (se não todas) propostas de escolarização?

Minha cidade esta sediando o mundialito de futebol social. A cidade tomada pelas delegações de meninos de outros países.

Será que a minha antiga escola discutiu o evento? Ou será que meninos e meninas pularam o muro no mesmo lugar de sempre? Será que a cidade entrou na escola desta vez?

Fiquei rezando pra que eles tenham saído da escola e tenham ido fazer algo melhor, mais vivo, mais interessante. Que tenham encontrado com os meninos dos outros países e trocado olhares, observado as roupas e cabelos e que possam sonhar que foram eles a viajar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me diga o que anda pensando...