terça-feira, 2 de abril de 2013

MELHOR OUVIR DO QUE SER SURDO?

Não sei mesmo se é melhor.

Dentre tantas coisas que me cansam na educação são as afirmações bizarras e levianas que alguns professores fazem.
E são bizarras por que desprezam os conceitos e se atém aos vocábulos;
E são levianas por que propagam ideias equivocadas como sendo verdades científicas;

Recentemente acompanhei o diálogo de duas professoras dentro de um ônibus:

- meus alunos não "afixam" nada, não tem memória
- nem os meus! aprende hoje esquece amanhã.

Não não caros amigos, a correção da língua é o que menos me incomoda neste momento.

O uso deturpado do conceito de memória
O não reconhecimento das causas da aprendizagem superficial e sem sentido
A culpabilização do aluno

Isto me incomoda e muito.

Memória é um conceito da psicologia (que deve ter referencia teórica para ser citado) e que é subdividido em tipologias e modos de "funcionamento". Alguns aspectos da memória (conceito global e generalizado) podem servir de apoio para determinados processos de aprendizagem.

Mas, a grosso modo, o que se baseia na memória sempre estará sujeito a um prazo de validade e a uma profundidade específica. Posso me lembrar hoje do trajeto até a casa da minha mãe, mas amanhã posso esquecer onde estava indo e fazer o trajeto errado.

Ao dizer da memória dos alunos estas professoras confessam um entendimento muito empobrecido dos processos de aprendizagem e de "ensinagem" e ignorância sobre o que seja memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me diga o que anda pensando...