terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

DOS LIVROS INCLUSIVOS

Esta pergunta sempre me embaralha.. QUE LIVROS DEVO LER, O QUE VOCÊ SUGERE DE LITERATURA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA?

Difícil responder por que posso listar os livros científicos, teóricos que foram relevantes para a minha formação. E, ao mesmo tempo, posso listar livros de literatura que me ajudaram com a mesma questão.

Por exemplo, eu frequentava diariamente a biblioteca de São Roque que organiza os livros em cada prateleira por nacionalidade do autor. Uma época eu me dediquei a ler 2 livros de cada nacionalidade e procurei pelos de contos tradicionais. Assim eu li contos chineses, árabes, alemães, italianos, portugueses etc.

Depois de um mês já percebia o que cada país tinha de peculiar na sua literatura e o que havia de humano portanto comum em todos. Todos tem uma princesa bonita que precisa ser salva pelo príncipe pobre que só ganha a confiança do rei depois de realizar tarefas, por exemplo.

Perceber a individualidade ao mesmo tempo em que se percebe a humanidade é, para mim, o mecanismo interno necessário para conviver pessoal ou profissionalmente com a diversidade - seja ela qual for. Fica simples! Eu não preciso me transformar no outro, não preciso adotar a sua peculiaridade, não preciso esquecer da diferença entre nós mas não posso me concentrar apenas neste aspecto.

O lado humano, portanto comum, é o que me aproxima de qualquer pessoa. E, repito, isto veio em grande parte deste exercício de aproximação que a  literatura me proporcionou.

Agora,também foi importante ler, dentre outros tantos:

A formação social da mente,  Vygotsky.
Ser ou Estar: eis a questão. Explicando o deficit intelectual, Maria Teresa Egler Mantoan
Inclusão escolar - o que é? por quê? como fazer?, Maria Teresa Egler Mantoan
Inclusão: um guia para educadores, William e Susan Stainback



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me diga o que anda pensando...