sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

EDUCAÇÃO ESPECIAL X EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Sabe aquela velha conversa sobre qual a sua concepção teórica?
Eu SOU sócio histórica, vigotskiniana, sócio interacionista.. enfim...

Creio que chegamos a um momento em que temos que começar a dizer claramente qual nossa concepção teórica para a escolarização de alunos com alguma deficiência.

Sim amigos.. declaremos em alto e bom som:

EU SOU EDUCAÇÃO ESPECIAL ou EU SOU EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Encontramos autores de renome nas duas concepções, encontramos pesquisas científicas que embasam uma e outra, encontramos respaldo teórico para cada uma delas.

Assim, espero que todo profissional de educação que afirmar ser partidário desta ou daquela concepção saiba dizer a partir de qual referencia TEÓRICA ele faz sua afirmação.

Chega de achismo, chega de opinião de leigo, afinal somos nós os profissionais técnicos desta área!

Aliás chega de achismo para qualquer assunto sobre educação! Achismo é pra quem não é da área.
A prática, a experiência acumulada servem parcialmente para estas afirmações tão categóricas.

Afirmar sua posição por este método de alfabetização, por esta concepção de educação física, sobre a escolarização de alunos com deficiência devem ser embasadas por concepções teóricas e EXEMPLIFICADAS com fatos da própria vivência.

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