quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

DISCIPLINA DISCIPLINA DISCIPLINA

Para minha prima Ana Luiza, que me ajuda com suas perguntas:

1. a ansiedade em acertar sempre cria tensão na relação pais e filhos/ professor e aluno;
2. a atenção exagerada a tudo o que se fala e faz gera artificialismo e distancia - filhos/alunos não são experimentos;
3. a tranquilidade da relação gera confiança e afetividade, fatores importantes para qualquer relação de ensino aprendizagem já que melhoram a comunicação;

DICAS DIRETAS:

1. ninguém da aula sobre regra, existem momentos propícios para apresentar a regra que controla/orienta a conduta das pessoas.
2. momentos mais tranquilos são os melhores, quando se conversa sobre o modo de ser e estar no mundo;
3. exemplos e mais exemplos concretos na conduta de todos os adultos em volta da criança;
4. quando regras são quebradas o "castigo" tem que estar vinculado (na medida do possível) com a falta cometida;
5. prestar mais atenção a intencionalidade do erro do que a extensão do dano (quebrou um copo por birra ou a mesa de vidro sem querer?)
6. falar sobre os valores que orientam (deveriam) a vida dos seres humanos - sem cair em pregação religiosa de nenhum tipo! - respeito ao próximo, respeito a vida em todas as suas formas, educação, atenção etc

Cada dica daria um livro inteiro.. conversemos sobre cada um se for necessário!

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