segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

SEGREDO PEDAGÓGICO 4 - MEDIAÇÃO DO OUTRO

Vejam o cenário: um grupo de 25 adolescentes na sua maioria meninos de 17/18 anos de idade.
Estes, em liberdade assistida, olham silenciosos para um único adolescente, cabelos longos, unhas esmaltadas e maquiagem suave.
Dias se sucedem com provocações maldosas e veladas. Eu, matutando como intervir fui surpreendida pela voz de Rai (o menino dos cabelos longos): "Luciana, quero trazer uma notícia de jornal pra comentar amanhã".
Nesta atividade diária o adolescente "da vez" fazia a leitura de uma matéria de jornal e em seguida apresentava ao grupo alguns questionamentos para guiar a discussão.
Rai lê em voz alta o espancamento de um homossexual em plena praça pública e diz que tem apenas uma questão: EU ACEITO, MAS PERTO DE MIM NÃO QUERO.
Antes que qualquer um se manifestasse, ele faz uma palestra sobre diversidade e identidade. Apresenta o grupo GLBT em que tem participação ativa.
O importante não foi como a discussão seguiu mas uma partida de futebol dominical dos meninos.
Ao chegar a quadra vejo todos envolvidos com o jogo.
Percebo ao longe Rai chegando com várias sacolas. Pães, refrigerantes, frios e chocolates.
Rai é considerado o participante mais importante do jogo de domingo, ele organiza todo o lanche. Voluntariamente.
Pergunto a ele se esta feliz com esta posição no grupo.
Ele me responde indignado: Lu! Estes meninos não são nada sem mim!
Ao que o grupo confirma, com gritos e sorrisos.

Acreditar que o outro é mediador, por vezes melhor do que você mesmo, desafio dos grandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me diga o que anda pensando...