quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Senão vejamos,

Se podemos (devemos?) ser formados para o trabalho de forma, digamos:

1. genérica: pontualidade, prazos, assiduidade, iniciativa, organização - valores e atitudes necessários para qualquer atividade profissional;
2. específica para a empresa: valores da empresa, missão, organogramas, fluxos de comunicação, hierarquia decisória, setores e departamentos etc;
3. específica para a função que exercerei na empresa: o que farei como assistente, qual meu local de trabalho, a quem respondo, quais são as tarefas que me competem etc

Quando matuto sobre esta questão no latifúndio que me cabe, fico temerosa. Considerem o cenário que considero equivalente a citada acima:

1. A formação básica/genérica para o exercício do magistério (aquilo que qualquer educador) deveria saber a priori;
2. A apresentação dos planos político pedagógicos das redes/unidades escolares;
3. Formação contínua para cada cargo/função que exercerei na rede/unidade escolar;

Tenho percebido fragilidades nestes aspectos. Fragilidades sérias beirando já a gravidade. O Estado desaparecido desta função, assobiando no canto fingindo não ter responsabilidade sobre.

Como superamos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me diga o que anda pensando...